Mais Notícias

Opinião do vice reitor da UM

Rui Martins,  vice reitor da Universidade de Macau, em entrevista ao diário «Hoje Macau» de 19/10/2001 e relativamente ao curso de direito na Universidade de Ciências e Tecnologia declarou: «Não tenho qualquer dúvida que o nível do ensino da Universidade de Macau é o que se pratica em qualquer Universidade doutro lado qualquer. Por isso o meu comentário a esse aspecto vai no espírito do que o Professor Trigo afirmou na quarta-feira na abertura da conferência sobre a Lei Básica, ou seja, observamos com certa preocupação o que se sabe sobre um outro curso de direito doutro estabelecimento. É necessário que se registe que o curso de direito na UM é dado em português e chinês. Não são dois cursos de direito, um para chineses e outro para portugueses. É o mesmo programa, o mesmo curso de direito disponibilizado nas duas línguas oficiais. É o direito de Macau que aqui legalmente é aplicado e não outro.

Para isso a UM investiu milhões de patacas. O programa de 4 anos do curso de direito da Universidade de Ciências e Tecnologia não é o direito de Macau, é essencialmente direito chinês com uma ou outra componente do direito de Macau. Isto implica que dentro de 3 anos se formem 300 juristas, o que a meu ver provocará um caos nesta área profissional.»

21 de Outubro de 2001

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com

Traduzir

Portuguese Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Dutch English French German Hebrew Hindi Indonesian Italian Japanese Korean Russian Spanish Thai Vietnamese